
A Endodontia é um dos ramos da Odontologia que visa cuidar e tratar as estruturas internas do dente. Popularmente, você deve conhecer essa especialidade pelo nome de tratamento de canal.
Diversos pacientes acreditam que o canal dentário é um dos procedimentos odontológicos mais dolorosos que existem. De fato, durante vários anos, ele envolveu um tratamento com dor e muita demora. A boa notícia é que, hoje, a endodontia está em uma fase bem avançada, e a realização de um canal é mais simples do que foi há alguns anos. Podendo muitas vezes ser realizado em uma unica sessão.
​
O que é o canal?
O procedimento consiste na limpeza e desinfecção da parte
interna do dente, que é conhecida como canal, e seu
preenchimento com uma obturação, evitando assim o contato
com bactérias e possíveis infecções.
​
Quando fazer um tratamento de canal?
Cáries, trincas, fraturas dentais ou trauma nos dentes são as principais causas de uma infecção endodôntica, onde é necessário o tratamento do canal do dente. Essas condições podem vir acompanhadas de dor, que pode variar desde um leve incômodo com bebidas frias até dores intensas, além de inchaço, sangramento ou até pús. Mas as infecções dentais também podem ser silenciosas, onde o problema geralmente é percebido com radiografias de rotina.
Ao identificar alguma dessas situações, é necessário recorrer ao tratamento de canal o quanto antes, caso contrário, o quadro pode se agravar e causar a perda do dente, ou ainda, em casos mais graves, levar a sérios problemas sistêmicos.
Agende sua consulta!
​
​
​
